Revista Zap Imóveis

Cores exercem influência na energia da casa

Escolha da tonalidade certa no quarto pode trazer benefícios para o sono. Já ambientes pintados de amarelo ganham mais claridade

Tags:

cores

,

energia

,

influência da cor

,

pintar a casa

,

tinta

publicado em 03/05/2013 às 10:52 ,
atualizado em 06/05/2013 às 9:27
por Olivia Caires | Fonte: ZAP Imóveis

Comentar

A escolha das cores que pintam as paredes da casa é uma atividade que deve ser muito bem planejada. Isso porque elas exercem bastante influência na energia do lar, assim como têm o poder de fazer um ambiente parecer maior do que é.

Quartos pintados com tons pastéis ajudam o ambiente a ficar mais relaxante (Fotos: Thinkstock)

Alterar a cor da parede ajuda a mudar a decoração de uma maneira sem tanto custo, de acordo com a arquiteta Adriana Victorelli, do escritório Neo Arq. “É só repintar a casa que ela ganha um outro astral”, afirma a profissional.

Cada ambiente deve receber a tonalidade adequada para que a função do local não seja prejudicada. O quarto, por exemplo, precisa de cores relaxantes. Já o escritório ganha mais prazer ao ser habitado quando há tons que estimulam a criatividade.

Dormitório - “O que torna o sono agitado são as tonalidades quentes”, alerta a arquiteta. Portanto, o ideal é evitar cores como o vermelho e laranja na parede. Tais tons ativam o raciocínio e podem influenciar negativamente o momento de dormir.

“Lilás e tons azuis e pastéis ficam liberados pelo fato de transmitir uma sensação de calma. Essas cores são relaxantes”, acredita a especialista.

Ao contrário do que muitos imaginam, uma parede pintada de tinta preta não é uma má ideia. “Esta cor e o cinza deixam o quarto mais escuro, o que favorece o sono”, diz Adriana. A dica da arquiteta é colocar uma cabeceira mais colorida no dormitório e usar um tom mais escuro em uma das paredes.

Aplicar amarelo nas paredes favorece a iluminação do local

Sala de estar – “Além de ter funcionalidade, as cores precisam ter a identidade do morador”, lembra a profissional. Para isso, é preciso escolher uma cor para pintar o ambiente de acordo com a personalidade de quem habita a casa.

“O proprietário pode eleger uma parede e aplicar um tom mais fechado, mais escuro, enquanto usa uma cor base para as outras laterais”, aponta Adriana. A estratégia, segundo a especialista, é oferecer a sensação de profundidade.

A profissional lembra que, quanto mais trabalhar a cor em uma só parede, mais destaque ela ganha. Aqueles que querem o efeito de largura para a sala, a dica da arquiteta é pintar as duas laterais mais escuras e deixar o fundo branco.

Aplicar cores diferentes nas paredes e no teto (sendo elas beges e outro branco, por exemplo) ajuda o ambiente a obter um pé-direito visual. “Utilizando esta tática, a impressão que se tem é que o local está ‘alongado’”, diz a profissional.

Cozinha - Se a intenção é manter os convidados famintos, com vontade de saborear suas receitas ao entrar na cozinha, utilizar tons quentes neste ambiente é o mais indicado. “Eles têm o poder de aumentar o apetite”, afirma Adriana.

Escritório – Quem trabalha no sistema Home Office, dentro de casa, precisa se concentrar. No entanto, o ambiente também requer uma cor que estimule a criatividade, como o laranja. “Tons muito escuros atrapalham a claridade, a visualização das coisas. Desta maneira, a sugestão é utilizar tonalidades mais claras”, recomenda a especialista.

O amarelo é uma cor boa para trazer claridade para o local. “Se o ambiente recebe pouca luz, a tinta vai beneficiar a iluminação que entra”, diz a arquiteta.

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (11)


  • Laura Stela disse:    ( 05.05.2013 às 17:07 )

    Adorei essas dicas, mqais preciso de ajuda. Se puder me ajudar agradeço.
    Tenho uma filha de 5 anos bastante agitada e com pregisa para os estudos.
    Que tom posso pintar o quarto dela onde possa ajudar para os dois lados


  • Anônimo disse:    ( 05.05.2013 às 16:17 )

    é verdade pintei o quarto de lilas e melhorou o sono


  • joao evangelista da silva nascimento disse:    ( 05.05.2013 às 14:36 )

    boa tarde.venho por neio desta pedir-lhe que me informe qaul o curso que devo fazer pra eu poder apresentar aos meu clientes novidade de cores de ambiente seria cromoterapia? pq sou pintor e tenho varios clientes que sao bastante exigentes ao respeito de ideias desde já lhe agradeço pela informaçao


  • raquel araujo disse:    ( 05.05.2013 às 14:20 )

    adorei quero receber novidades pelo msn.


  • Jefferson dos Santos camargo disse:    ( 05.05.2013 às 13:50 )

    Adorei… muito obrigado pelas dicas
    Adriana, sou pintor profissional de residencias, e usei suas dicas com uma cliente e ela esta adorando….


  • Vanir disse:    ( 05.05.2013 às 13:09 )

    Gostei das dicas, quero constrir e gostaria d obter ajuda pois nao tenho recursos p/ detalhes ,será q algum engenheiro ou arquiteto poderia m ajudar. desde ja obrigada.


  • geli darni romminger disse:    ( 05.05.2013 às 12:57 )

    muito linda e adorei a cor da sala .Parabéns pela dica.


  • Regina Pinheiro disse:    ( 05.05.2013 às 12:48 )

    Parabéns pelo belo trabalho…Adorei as dicas!!! Gostaria de mais sugestões…

    Obrigada pelo carinho.


  • Paulo Barbosa disse:    ( 05.05.2013 às 12:26 )

    Olá, gostei muito das dicas que vocês
    Ofereceram, pois estou ecolhendo uma cor para pintar meu ap.
    gostaria que vocês me enviace algumas dicas de cores. obrigado


  • luzinete marques da silva disse:    ( 05.05.2013 às 12:23 )

    Adorei as cores pois quando eu pintei acertei .. e as cores que vc falaram ficou ótima em meu apartamento .. pintei de amarelo a sala de , lilas os meu quarto e ou outro quarto fiz horizontal az\ul escuro em baixo e azul claro p em cima .. obrigado pela sugestão tenha um bom dia


  • Vanda Ferreira Neves da Silva disse:    ( 05.05.2013 às 12:11 )

    Achei muito interessante sobre a energia nos ambientes dentro de casa.Tenho o piso da casa toda preto com as paredes branca como está a energia entâo,heim?



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia



Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel