Revista Zap Imóveis

Oscar da arquitetura elege os dez arranha-céus mais incríveis do mundo

Os países que mais se destacaram no ranking foram os Estados Unidos e a China, ganharam duas colocações

Tags:

10mais

publicado em 25/04/2013 às 10:00 ,
atualizado em 25/04/2013 às 11:08
por Verônica Lima | Fonte: ZAP Imóveis

Comentar

Em meio a tantos prédios enormes, parece difícil escolher o mais bonito, mas a empresa alemã Emporis, que faz o registro de todos, conseguiu escolher os dez melhores de 2012. Os eleitos têm de sobra inovação tecnológica, design e, é claro, altura.

A lista mais recente considerou 220 novos edifícios finalizados em 2011 e deu o prêmio a um projeto do renomado arquiteto Frank Gehry, em Nova York, por sua fachada de aço ondulado. O segundo e o terceiro lugar, no entanto, ficaram com emirados árabes, famosos pelas construções impressionantes: Kuwait e Abu Dhabi. Quem mais se destacou foi a China, único país com duas colocações, no quarto e no décimo lugar.  Confira a lista completa:

New York by Gehry, EUA

New York by Gehry, EUA (Fotos: Divulgação)

1. New York by Gehry, Estados Unidos – O grande prêmio do ano foi para o conceituado arquiteto canadense Frank Gehry. Para os juízes, os 10.500 painéis de aço inoxidável, cada um com uma forma diferente, deixaram “o céu de Nova York ainda mais impressionante”. Gehry é ganhador do prêmio Pritzker e ficou conhecido mundialmente por misturar arquitetura e arte. O prédio é residencial e tem 76 andares e 265 metros.

Al Hamra Tower, Kuwait

2. Al Hamra Tower, Kuwait – Driblar o calor do deserto foi o principal desafio para o escritório de arquitetura Skidmore, Owings and Merrill. No arranha-céu da Cidade do Kuwait foram usadas paredes de concreto e pedra, que deixam o interior naturalmente mais fresco. O incrível prédio de 412 metros e 80 andares tem vista para a cidade e para o deserto.

Etihad Towers, Abu Dhabi

3. Etihad Towers, Abu Dhabi – Mais que um arranha-céu, o terceiro lugar foi para um complexo de 5 torres, com área total de 490 mil metros quadrados. Os prédios têm formato de velas, uma homenagem à história de Abu Dhabi como região portuária. Três construções são residenciais, uma é comercial e uma funciona como hotel. A maior delas tem 79 andares.

KK100, China

4. KK100, China – A cidade de Shenzhen ganhou arranha-céu de 441 metros, o maior do local e também o mais alto já feito por uma construtora inglesa, a Terry Farrell and Partners. O prédio tem 100 andares ocupados por um shopping, escritórios e hotel. O formato foi inspirado em uma fonte, que representa riqueza e prosperidade.

Victoria Tower, Suécia

5. Victoria Tower, Suécia – O único arranha-céu da Europa na lista fica em Estocolmo. Projetado pelo escritório de arquitetura sueco Wingardh, a fachada foi feita com painéis triangulares de vidro de diferentes cores, que dão aspecto irregular. São 117 metros e 34 andares, ocupados por um hotel e escritórios.

Great American Tower, Estados Unidos

6. Great American Tower, Estados Unidos – O arranha-céu tem uma estrutura no topo que foi inspirada em uma tiara usada pela princesa Diana. O prédio fica em Cincinnati e foi feito pelo escritório de arquitetura Hellmuth, Obata e Kassabaum. São 202 metros e 41 andares.

F&F Tower, Panamá

7. F&F Tower, Panamá – O design em espiral espelhado chamou a atenção dos juízes. O prédio comercial na Cidade do Panamá foi projetado pelo arquiteto Pinzón Lozano. São 242 metros e 52 andares, sendo que os 13 primeiros funcionam como estacionamento.

Northeast Asia Trade Tower, Coreia do Sul

8. Northeast Asia Trade Tower, Coreia do Sul – O prédio mais alto do país fica em Incheon, na região metropolitana da capital Seul. São 308 metros e 68 andares, que funcionam como hotel e apartamentos residenciais. Projeto do escritório de arquitetura Kohn Pederson Fox.

Reflections at Keppel Bay, Singapura

9. Reflections at Keppel Bay, Singapura – O arquiteto polonês Daniel Libeskin projetou um complexo com seis arranha-céus e onze prédios menores. No total, são 1.129 apartamentos residenciais. O maior deles fica na cobertura mais alta e tem 13.300 metros quadrados, distribuídos em três andares.

Tianjin Global Financial Center, China

10. Tianjin Global Financial Center, China – A cidade de Tianjin ganhou o maior prédio do mundo com estrutura somente de aço. São 336 metros e 72 andares com finalidade comercial. A fachada de vidro faz homenagem à tradicional arte com papel chinesa. Projeto do escritório de arquitetura americano Skidmore, Owings and Merrill.

Tags:

10mais

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (32)


  • Francisco Malizia disse:    ( 09.04.2013 às 22:50 )

    E fácil calcular, planejar e coordenar uma obra cuando toda a ideia do projeto ja esta transformada num desenho. O dificil nao é construir e sim criar.


  • Edivaldo disse:    ( 03.02.2013 às 13:44 )

    Também faço minhas as palavras da Cristiane, referindo-se ao Timoteo: o nome da construtora (com o engenheiro responsável) deve ser divulgado.


  • Cristiane Morgado disse:    ( 24.01.2013 às 14:59 )

    concordo com o “Timoteo”
    o nome de todas as construtoras deveria ser divulgado, pois tiveram a capacidade de realizar estes trabalhos fenomenais.


  • airton sergio eduardo disse:    ( 23.01.2013 às 19:16 )

    Reflexo de um futuro próximo,pré-visão inconsciente, onde centenas de edificações ficarão assim , distorcidas sem necessidade de nenhum arquiteto famoso;onde ninguém quererá receber prêmio algum.


  • airton sergio eduardo disse:    ( 23.01.2013 às 19:11 )

    A “Deformidade” dessas edificações é simplesmente uma pré visão inconsciente de como em breve muitos arranhas céus pelo mundo ficarão. Resta saber apenas quem levará o “prêmio em tal ocasião.


  • paulo cesar santos disse:    ( 23.01.2013 às 12:36 )

    Bela matéria, vocês poderiam fazer os 10 (dez) do Rio de Janeiro, pois sou corretor de imóveis e gostaria de saber o resultado.


  • edemilton disse:    ( 23.01.2013 às 12:04 )

    Em São Paulo tinha o treme treme torto para o lado “em frente ao mercadão”…rsrs mas ele foi derrubado


  • Timóteo disse:    ( 22.01.2013 às 22:10 )

    Os escritórios de arquitetura criam, as construtoras realizam. Todos estes edifícios tomaram forma depois de muitos
    Cálculos, planejamento e coordenação de pessoal. Não é qualquer uma Consrutora que é capaz deste desafio. Tanto mérito para a criação sempre tem de ser acompanhado pela realização, pela concretização de um projeto que está no papel. Cada uma das construtoras, com certeza fenomenais deveriam ser mencionadas.
    Em todo caso, todas as 10, obras de arte eternizadas pelo ótimo projeto de arquitetura e pela construção maravilhosa.


  • Anônimo disse:    ( 22.01.2013 às 18:34 )

    Dsecul[em mas o primeiro lugar foi desmerecido, nunca aquele prédio ganharia primeiro lugar! mas como tudo tem o seu preço…..


  • luccy lima disse:    ( 20.01.2013 às 23:42 )

    O brasil é mesmo uma vergonha!!!! Ah!
    esse ‘brasil’menúsculo é pela falta de destaque.


  • luccy lima disse:    ( 20.01.2013 às 23:36 )

    O brasil é mesmo uma vergonha!!!!


  • luccy lima disse:    ( 20.01.2013 às 23:35 )

    Paarabéns a esses aequitetos!!! eles deveriam vir para o brasil ,deixar a marca deles e mostrar o que e desenvolvomento…


  • Wilian FErreira disse:    ( 17.01.2013 às 13:40 )

    E como sempre o Brasil atrasado em arranha-céus não tem nenhum na lista


  • bruno s. machado disse:    ( 16.01.2013 às 9:45 )

    Lindos!
    Amo arquitetura e design e me impressiona essas e tantas outras obras de arte. Venho colecionado os projetos assinados por D. Libeskin e agora vou incluir tambem na lista Frank Gehry e Pízon Lozano.


  • Luiz Antônio Fantoni disse:    ( 16.01.2013 às 9:38 )

    Os eleitores não viram os edifícios da Embraed, no mínimo uns 4 estariam entre esses aí.


  • ivonaldo josè da silva disse:    ( 16.01.2013 às 9:16 )

    incrivel…incrivel


  • eloi bortolotto disse:    ( 16.01.2013 às 8:50 )

    Os estudantes de arquitetura do brasil deveriao estudar fora do pais para aprender melhor na hora de elaborar um projeto,que pena que as faculdades do brasil estejan tao atrasadas.


  • Luis Ridolfi disse:    ( 16.01.2013 às 7:38 )

    Como assim somente a China teve duas posições??? Os Estados Unidos tiveram a 1ª e a 6ª posição.
    Correto?!?!?!?!?!!


  • ana lucia disse:    ( 16.01.2013 às 5:47 )

    FANTÁSTICOS TECNOLOGIA DESIGN


  • Cleto Schmitt disse:    ( 16.01.2013 às 2:17 )

    …e acabei de ler/ver uma reportagem sobre o desabamento de cinco “residências”, na Comunidade Pingo de Ouro, no Jabaquara, Zona Sul de São Paulo… Um Apto de 13.300m2 se contrapondo a um Barraco de cerca de 15m2 “edificado” num terreno invadido às margens de um córrego poluído. E as desigualdades? – Vão bem, obrigado!


  • isaac santos disse:    ( 16.01.2013 às 0:59 )

    Os arquitetos e os investidores estão
    de PARABÉNS ESSE É O LEGADO QUE TODA CAPITAL DEVERIA TER! PARABÉNS.


  • Alexandre Jeferson disse:    ( 16.01.2013 às 0:52 )

    Muito bom o site de vocês. Parabéns.


  • cirilo araújo disse:    ( 16.01.2013 às 0:15 )

    Favor corrigir a informação em destaque, pois os Estados Unidos se destacaram mais do que a China, pois levaram duas melhores colocações: o 1º e o 6º lugares.


  • Ailva de Fatima Cordeiro Marques disse:    ( 15.01.2013 às 23:48 )

    Incrível, linda esta postagem, sou apaixonada por estas imagens.
    Criação do homem, mas inspiração divina. Só pode ser.


  • Mário Acácio Bernardo de Campos disse:    ( 15.01.2013 às 23:32 )

    incríveis arrannha-céus.Tecnologia, arquitetura moderna, ousadia e o principal, investimentos altíssimos, na maioria das vezes, pelos poucos detentores das minas de petróleo.


  • Marcio Aurelio de Faria disse:    ( 15.01.2013 às 23:29 )

    Parabens pelas maravilhas obras de arte. Sim, sao realmente genios. Fantastico.


  • bruno disse:    ( 15.01.2013 às 22:59 )

    lindos.incrivéis!!


  • Carolina disse:    ( 15.01.2013 às 22:35 )

    Nenhuma dessas construções superam a beleza e majestade de uma Catedral Gótica. As catedrais do dito tempo ”das trevas” são simplesmente sublimes e inspiradoras.


  • sonia maria disse:    ( 15.01.2013 às 22:26 )

    Incríveis os arrojos arquite- tônicos, marcando o final do séc.XX e início do séc.XXI,um
    show de originalidade. Quando o Brasil apresentará o nosso
    Edifício ?