Revista Zap Imóveis

Plantas na varanda exigem cuidados com o vento; veja dicas

publicado em 02/05/2013 às 9:10 ,
atualizado em 02/05/2013 às 10:22
Fonte: ZAP Imóveis

Comentar

Atualmente, boa parte dos brasileiros vive em apartamentos. Mas, isso não significa que, por conta do espaço compacto, as pessoas deixaram de conviver com as plantas e flores.

Os paisagistas Alexandre Braga e Maier Gilbert da Maier&Ale Paisagismo dão dicas de como adaptar as espécies verdes a varanda.

Pleomeli, léia-rubra e palmeira fênix são as espécies mais indicadas (Fotos: Divulgação)

Em primeiro lugar, os profissionais ressaltam que para a escolha das plantas deve-se levar em conta que elas sejam resistentes ao vento, com folhas mais grossas, pois devido à altura, plantas colocadas em varandas são suceptíveis à forte ação do vento.

Também é necessário prestar atenção na ensolação do local, se predomina meia sombra, sombra completa ou bate sol. Ao contrário de jardins, onde as plantas são plantadas diretamente na terra, as plantas de varandas são colocadas em vasos e por isso deve-se atentar para que suas raízes não sejam maiores que a capacidade do vaso, pois caso isto ocorra, a planta é sufocada.

Um tamanho ideal de vaso seria com a boca de 50cm de diâmetro e além da terra, recomenda-se cobrir com pedras brancas palha e cinza para irrigação, além de casca de árvore.

Maier e Alexandre também aconselham a fazer uma composição de tamanhos de vasos para dar volume a formar massa verde na área e dar um bom toque ornamental.

Existem algumas plantas que são peças-chave na composição de um terraço, pois suportam bem suas intempéries. São elas: pleomeli, léia-rubra, palmeira fênix, beocarnia, dracena arbórea, beaucarnea, clúsia e cyca revoluta.

As plantas devem ser resistentes ao vento

Ultimamente existe a tendência de cultivar em casa pequenas hortas de ervas aromáticas, mas os paisagistas advertem que ervas não suportam bem a ação do vento e não são adequadas para o cultivo em apartamentos.

Para garantir que as plantas sigam saudáveis e tenham longevidade os paisagistas dizem que não se pode esquecer das regas, adubagem e ao combate às pragas que deve ser realizado de forma manual.

Se o terraço tiver um tamanho um pouco maior, havendo espaço, pode ser colocado um banco, namoradeira ou mesinha, que garante que a área externa possa ser mais disfrutada pelos habitantes da casa e suas visitas.

publicado em 14/05/2012 �s 14:37,
atualizado em 16/05/2012 �s 16:49
por Raiane Nogueira | Fonte: Jornal Extra

Comentários (6)


  • Luiz Marcelo disse:    ( 24.10.2012 às 11:59 )

    por favor, preciso de uma orientação sobre qual tipo de planta usar em um jardim vertical, montado ao lado de uma pequena piscina, onde pega sol o dia todo e venta muito. obrigado.


  • joana darc cleto ferreira disse:    ( 25.03.2012 às 0:16 )

    adoro plantas ,mas com moro numa favela não tenho quintal mas tenho minha varanda e tenho minhas flores de seda, roseiras, dinheiro em penca , e orquídeas todas bem cuidadas com muito carinho viva a natureza.


  • Marta Elizabete disse:    ( 05.06.2011 às 18:57 )

    Moro em Fortaleza, a varanda do meu apartamento para o nascente.Cultivo plantas de pequeno porte, como: suculentas, cactos, , alfinete, jibia .Porm queria dicas de outras plantas que possam ser cultivadas nesse mesmo local.
    Espero resposta em breve.


  • Adriana P. da Luz disse:    ( 30.05.2010 às 16:49 )

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber que tipo de planta se adapta melhor ao sol…
    Tenho uma varanda que pega sol o dia todo e pendurei duas plantas lindas mas elas no resistiram.
    Minha casa tem sol frontalmente e por isso gostaria de saber qual a mais recomendada nesses casos.

    Obrigada!
    Adriana.


  • João Carlos Salgado disse:    ( 16.11.2009 às 22:45 )

    Ah, muito legal. Boa as dicas. E meu objetivo em por plantas na varanda não é só ornamental, penso que elas podem tb diminuir a claridade tornando o ambiente mais acolhedor. Será que seria viável pendurar samambaias em frente a varanda? Vi aqui próximo na rua e achei muito lindo. Como a dica acima, será que são resistentes ao vento? Ah, por falar nisso é bom lembrar que não se deve por vasos em muretas não é? Sob risco de causar sério acidente. Abraço.


  • Rose Marie Medeiros disse:    ( 10.09.2009 às 10:15 )

    Gosto muito de plantas e, como moro em apartamento, não tenho muita intimidade com elas. Mas, sempre que vejo um cantinho verde fico encantada. Então, aproveito a oportunidade para parabenizar por essa reportagem. Ela traz excelentes dicas para quem é leigo no assunto, como eu. Enfim, parabéns!



Deixe seu comentário:

(obrigatório)
(obrigatório, não será exibido)
(não será exibido)

Buscar notícia




Guia de compra

8

Dicas
na hora de comprar um imóvel


DÚVIDAS?
fale com nosso atendimento online

de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
UMA EMPRESA DOS JORNAIS O Globo E Estadao
Copyright © 2011 ZAP.
Todos os direitos reservados. v2.0